Problema:

Dentro das funções e atividades-fim do SENAI, a educação profissional é, sem dúvida, o carro-chefe. A formação de mão de obra especializada para atender a demandas específicas da indústria goiana é provavelmente a principal contribuição da entidade para o desenvolvimento de nossa economia. E isso se dá em algumas frentes: por meio de cursos de aprendizagem industrial, habilitação técnica, ensino articulado de ensino médio do SESI + curso técnico do SENAI, cursos de graduação tecnológica nas Faculdades SENAI e também opções diversas em pós-graduação, que buscam deslocar a imagem institucional do SENAI como mero formador de mão de obra para o “chão de fábrica” e posicioná-lo também como uma instituição de ensino superior, com o foco em inovação e tecnologia. Em suma, produtos distintos para públicos diversos, com o eixo comum na qualidade e tradição do SENAI no ensino profissionalizante. Divulgar os Cursos SENAI no primeiro semestre de 2014, em toda a sua multiplicidade e complexidade, era o problema de comunicação que foi entregue à Cannes Publicidade.

 

Solução:

Exatamente pelas características peculiares a cada uma das modalidades dos Cursos, é preciso pensar este trabalho em três frentes muito definidas: o Processo Seletivo SENAI, que engloba os cursos de aprendizagem industrial e habilitação técnica; o Vestibular SENAI, com os cursos de graduação tecnológica; e o EBEP – Ensino Articulado SESI SENAI. Para cada uma destas modalidades, foi criada uma campanha própria, com toda a multiplicidade de meios de comunicação adequados para a solução do nosso problema. A campanha do Processo Seletivo, voltada a um público mais jovem e iniciante na vida profissional, teve como mote a figura de um “Tênis”, simbolizando os primeiros passos rumo ao mercado de trabalho. A campanha do Vestibular, focada num público com um pouco mais de experiência e ambições profissionais, teve como tema uma situação nonsense de “Crachás” que conversam entre si, discutindo tendências e possibilidades para uma boa formação profissional, que passa, lógico, pelo SENAI. A campanha do Ensino Articulado, levando em conta o perfil sociológico do público-alvo, bem mais elementar, teve uma comunicação mais simples, direta e objetiva, com os conceitos “A alternativa que conecta educação de qualidade com conhecimento profissional” e “Ensino Articulado, formação que gera muito mais futuro para você”, numa atmosfera educativa, visualmente agradável e eficiente.

 

Resultados:

Os resultados foram extremamente satisfatórios. Houve um crescimento substancial no número de inscrições para as três modalidades de Cursos SENAI, da ordem de 30%, o que representou o preenchimento total das vagas oferecidas. Uma estratégia complexa, minuciosa, que abrangeu a totalidade dos municípios atingidos pela atuação do SENAI e fortaleceu ainda mais a imagem da instituição como referência na qualificação e formação de mão de obra para a indústria, ao mesmo tempo em que consolida a entidade como um caminho facilitado para jovens estudantes rumo ao mercado de trabalho.

 

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Cursos Senai 2014

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